Vistos e formalidades de entrada na França

Informações de última hora

Devido à situação sem precedentes grave criada pela crise do coronavírus, o Presidente da República Francesa foi levado a anunciar medidas muito fortes (...). Por isso, ele anunciou o fechamento, a partir de 17 de março e por 30 dias, das fronteiras externas do espaço europeu.

Cidadãos franceses e nacionais da União Europeia, do espaço Schengen e do Reino Unido estão autorizados, com o cônjuge e os filhos, a entrar no território nacional para chegar a sua casa.

Os nacionais de outros países, por outro lado, não poderão mais entrar na França pelos próximos 30 dias, salvo exceções - por exemplo, se eles tiverem residência legal e permanente na França.

Após o encerramento da secção consular em 2015, a Embaixada da França em Bissau já não emite vistos de nenhum tipo, nem examina, facilita ou processa os pedidos de visto.

As indicações abaixo em itálico não são mais relevantes desde que as medidas acima relacionadas à luta contra a pandemia de coronavírus estejam em vigor.

1 / Vistos de curta duração

A Embaixada da Espanha em Bissau é competente sob um acordo de representação entre os Governos espanhol e francês para processar pedidos de visto para pessoas (sujeitas a obrigatoriedade de visto, como é o caso dos cidadãos bissau-guineenses) cujo principal destino seja o "território europeu da França" i.e. é parte do território francês incluído no chamado "espaço Schengen".

O número de pedidos de visto submetidos à Embaixada de Espanha (para Espanha ou França) varia muito de acordo com a estação e o mês. Isso afeta muito o prazo para a obtenção de um compromisso para enviar o pedido de visto e posteriormente no tempo de processamento deste pedido. Para evitar qualquer inconveniente no pior dos casos, seria preferível solicitar a nomeação de dois a dois meses e meio antes da data planejada da viagem.

2 / Visto de longa duração e outros vistos, em particular para viajar para o território não europeu da França

Solicitações de vistos de longa duração em França (mais de 3 meses) ou para estadias de curta duração em territórios sob soberania francesa, mas fora do espaço Schengen (departamentos, regiões e outros territórios que são ultramarinos) devem ser apresentadas no Consulado Geral da França em Dakar.

Leia mais em português ou em francês

Actualidades