Vistos e formalidades de entrada na França

Após o encerramento da secção consular em 2015, a Embaixada da França em Bissau já não emite vistos de nenhum tipo, nem examina, facilita ou processa os pedidos de visto.

1 / Vistos de curta duração

A Embaixada da Espanha em Bissau é competente sob um acordo de representação entre os Governos espanhol e francês para processar pedidos de visto para pessoas (sujeitas a obrigatoriedade de visto, como é o caso dos cidadãos bissau-guineenses) cujo principal destino seja o "território europeu da França" i.e. é parte do território francês incluído no chamado "espaço Schengen".

O número de pedidos de visto submetidos à Embaixada de Espanha (para Espanha ou França) varia muito de acordo com a estação e o mês. Isso afeta muito o prazo para a obtenção de um compromisso para enviar o pedido de visto e posteriormente no tempo de processamento deste pedido. Para evitar qualquer inconveniente no pior dos casos, seria preferível solicitar a nomeação de dois a dois meses e meio antes da data planejada da viagem.

2 / Visto de longa duração e outros vistos, em particular para viajar para o território não europeu da França

Solicitações de vistos de longa duração em França (mais de 3 meses) ou para estadias de curta duração em territórios sob soberania francesa, mas fora do espaço Schengen (departamentos, regiões e outros territórios que são ultramarinos) devem ser apresentadas no Consulado Geral da França em Dakar.

Leia mais em português ou em francês